A nossa missão
A nossa missão
A ideia da Associação Jovem do Oeste surgiu no final de julho de 2020, para preencher uma lacuna identificada há anos pela minha geração. Uma geração de adolescentes e jovens adultos, desde os 16 aos 30 anos, que olha para a sua terra e para a sua região não com o mesmo sentimento que os seus pais e os seus avós, que nasceram, cresceram, construíram-se como pessoas e ultimamente decidiram fixar-se na sua terra-natal, mas com um sentimento de pertença que não é completo por falta de uma marca desta geração. Esta marca, que molda a terra, as instituições, o dia-a-dia e as pessoas, claramente jovem e diferenciada, não existe na região Oeste como existe nas grandes cidades portuguesas, em Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro ou Braga.
Assim surgiu a AJO, para ajudar a gravar esta marca na região, uma marca que faça com que os jovens sintam a sua terra-natal mais sua, mais nossa. Desde julho até à sua fundação em setembro foi um saltinho. A iniciativa foi angariando membros e apoio não só do concelho do Bombarral, de onde sou natural, mas da cidade das Caldas da Rainha ou de Torres Vedras. Cada novo membro identificava este espaço vazio, e trazia algo novo e personalizado ao projeto. Neste momento a Associação é constituída por 19 membros, divididos entre os seus 3 órgãos sociais (que podem também conhecer melhor neste site), de várias terras, com passados, presentes e futuros diferentes, mas capazes de preencher este vazio.
Convido todos os visitantes da AJO, seja através deste site ou participantes em qualquer uma das nossas iniciativas, a manterem-se informados, através das nossas redes sociais, a conhecerem um pouco melhor os nossos órgãos sociais, o que nos propomos a fazer e quais as próximas iniciativas que aí vêm.
Deixo uma última palavra para aquele que também é um desígnio da AJO. A desconexão que existe entre a população da região e as iniciativas das suas várias instituições é bem conhecida. Por não haver uma ligação estreita entre a população e as atividades de instituições como a Camara Municipal ou os clubes desportivos é que a AJO decide assumir um pouco desta responsabilidade de, independentemente da faixa etária, ajudar ao estreitar de laços entre as populações e as instituições.
Ricardo Luís Nunes Andrade
Presidente da Direção da Associação Jovem do Oeste